Mamadeira: qual, como e até quando usar


Primeiramente, a Sociedade Brasileira de Pediatria não recomenda o uso de mamadeiras. Ela defende que desde a maternidade os recém-nascidos recebam o leite em copos, caso a mãe não possa amamentar ou haja necessidade de complemento com leite artificial especial. 

Amamentar obriga o bebê a exercitar a musculatura da boca, enquanto o bico da mamadeira não exerce a mesma função. Além de todos os pontos negativos, a mamadeira se torna um hábito e acaba permanecendo como o alimento preferido até muito tarde, atrasando o processo da mastigação. Mesmo tendo todos os 20 dentes de leite já erupcionados (em torno dos 2 anos a 2 anos e meio), muitas crianças preferem a mamadeira a comer comida.

Boa parte dos especialistas acredita que o uso da mamadeira por crianças que mamam no peito possa desestimular a amamentação, porque o bebê passa a preferir o bico da mamadeira.

Meus filhos foram amamentados até um ano e tive experiências diversas com eles. A dificuldade de iniciar mamadeira aos 6 meses pra que eu voltasse ao trabalho, a dificuldade de retirar a mamadeira da minha segunda filha com 1 mês de vida e voltar a amamentar - ela foi internada após 20 dias de nascida e a UTI neonatal fazia uso de mamadeira -, a dificuldade de retirar de vez a mamadeira com um ano e passar para um copo de transição. Não fiz uso de copo para administrar leite. Na UTI não usavam pela dificuldade em treinar os técnicos e pelo risco de engasgo - foi o que me disseram lá. Cheguei a tentar uma ou duas vezes e tive dificuldade.

De qualquer forma segue a orientação de como oferecer leite no copo: ele deve ser colocado sobre o lábio inferior do bebê, sem prender a língua, e inclinado de forma que o líquido encoste na língua do bebê. Respeite o ritmo da criança. Ele vai engolindo o leite aos poucos. Cuidado para não engasgar. 

E então o que descobri sobre as mamadeiras:

Qual usar - como escolher a mamadeira:

Prefira o bico ortodôntico e de silicone. Látex é poroso e acumula mais resíduos.

Na hora de escolher, dê atenção ao tipo de bico (para leite x água x líquidos engrossados, e faixa etária) e jamais fure ou corte pra sair mais líquido, de forma a evitar engasgos.

As mamadeiras mais comuns vêm em dois tamanhos, 120 ml e 240 ml. Até o fim do segundo mês, você dificilmente precisará da maior. 

Como meu uso era apenas para leite, já que outros líquidos (dados a partir dos 6 meses) eram mais recomendados serem dados no copo de transição, comprei apenas mamadeira do tamanho maior.

Para bebês que se alimentam exclusivamente com mamadeira, são necessárias entre quatro e seis, dependendo da frequência da lavagem. Se for uma mamadeira eventual para bebês que mamam no peito (se a mãe for sair, por exemplo), duas já são suficientes.


Usar mamadeiras com recursos contra cólicas não garante que o bebê estará livre do problema. Trata-se de questão multifatorial que não apenas a ingesta de ar na mamada.

Nem todos os bebês se acostumam rápido com a mamadeira, e às vezes é preciso experimentar mais de um tipo, portanto não compre todas de uma vez. Facilita a aceitação aquecer um pouco o bico para ele ficar na temperatura corporal. Os bicos com textura e que se assemelham ao mamilo também ajudam.

Mamadeiras de vidro ou de metal inox são mais resistentes a contaminação. No entanto o vidro tem risco de quebrar e  o  inox não permite ver o que tem dentro, tornando difícil ter certeza do quanto o bebê  está mamando.

Como usar - esterilização e manutenção:

Como o leite é um meio de proliferação de bactérias, a esterilização das mamadeiras é de fundamental importância para evitar problemas, como diarréias, em seu bebê. Quanto mais novo ele for, mais frágil é seu sistema imune, e maiores os cuidados que devem ser tomados para evitar as contaminações. Por isso, esterilize as mamadeiras sempre depois de utilizá-las.

Na panela comum (fogão): encha uma panela com água e ferva por 5 minutos. Em seguida, mergulhe os utensílios até ficarem cobertos por água. Deixe aquecer por mais 3 ou 5 minutos. ATENÇÃO: Cuidado com tempo de fervura, os utensílios podem ser danificados.
No microondas: colocar os utensílios em recipiente apropriado e aquecer por aproximadamente 8 minutos. Acho bem prático o esterilizador de microondas. Se seu forno microondas for pequeno como o meu pode ser que só caiba nele o esterilizador da Avent, o menor do mercado que encontrei. Confira as medidas internas do seu forno e as do esterilizador antes de comprar.

No esterilizador: siga as instruções de uso de cada aparelho. 

As mamadeiras devem ser retiradas da água, secas e guardadas em local limpo e fechado, como um pote plástico, por exemplo. Atenção: evite secá-las com panos de prato que já foram usados em utensílios de cozinha, pois dessa forma haverá uma nova contaminação das mamadeiras.

Após o uso basta lavar em água corrente e sabão para retirar os resíduos, esterilizar novamente, secar e guardar.
A troca desses bicos artificiais deve acontecer a cada 2-3 meses, pois existem dobras que podem ser difíceis de serem limpas e acomodarem germes
Até quando esterilizar? As informação varia de fonte para outra. O maior consenso é: sempre que usar até o bebê engatinhar. Depois, esterilizar apenas uma vez ao dia. Depois de um ano, pode ser passado para um esterilização semanal segundo algumas fontes, mas não encontrei uma recomendação formal.


Até quando usar:

Quanto menos tempo melhor para a criança. Em geral retira-se até um ano. O mercado tem boas opções de copos de transição para as crianças deixarem de lado a mamadeira. Eles têm um bico de silicone e alça para a criança segurar de forma a facilitar a adaptação. Meus filhos não aceitaram leite no copo de transição. Depois de alguma persistência, tive uma boa experiência com o copo Nuk comprido pela semelhança física com a mamadeira. Ele é inconveniente por não ter graduação de volume no frasco e alguns nem são transparentes, mas foi o que facilitou a mudança pros pequenos. Depois de 36 meses adaptei o bico squeeze que vende a parte para adaptar no mesmo copo.

mamadeira MAM
MAM com válvula anti-refluxo
(usei essa e achei o bico com forma e textura ótimos)



mamadeira Latch
Latch:válvula anti-cólica e bico móvel que facilita o bebê a mamar sozinho


mamadeira Yoomi
Yoomi: sistema de aquecimento integrado que aquece o leite em 60 seg
mamadeira Dr Brown
Dr Brown: vidro ou plástico, com ventilação interna que minimiza bolhas de ar e cólicas
mamadeira 5 Phases
5 Phases: de vidro que vai dentro de um plástico
mamadeira como tomo
Como tomo: toda feita de material molinho imitando seio, furos para sair ar e reduzir cólica


mamadeira tommee tippee
Tommee Tippee: reduz bolhas de ar do leite e bico imita mamilo


copo NUK
Copo de transição NUK
(semelhante a uma mamadeira) 
copo NUK
Copo NUK
(o mesmo copo com bico squeeze para uso após 3 anos)





















Qual foi sua experiência com essas marcas? Sugere outras? Conte-nos aqui!



Links relacionados:

Encantadora de Bebês
O choro: entendendo e acalmando o bebê
Cólicas e refluxo
Chupeta: introdução retirada
Amamentação
Extraindo leite materno
Leite materno: como conservar, armazenar e congelar
Introduzindo os alimentos
O mito do leite fraco















Marcadores: ,