Introduzindo os alimentos

A partir de 6 meses os bebês necessitam de nutrientes que o leite sozinho não é capaz de fornecer, sendo necessário complementar com alimentos.

A recomendação atual é iniciar água e alimentos apenas após os primeiros 6 meses. Deve-se iniciar primeiramente com a papinha de frutas e, depois, com a papinha salgada. Como muitas mães precisam voltar ao trabalho mais cedo, é possível iniciar a fruta lá pelos 5 meses a fim de espaçar as mamadas. Antes disso, o reflexo de protusão da língua pode não estar desenvolvido o suficiente para o bebê ingerir alimentos com segurança.

Inicia-se com uma papinha de fruta ao dia, de manhã, após a primeira mamada.

Na segunda semana inicia-se a segunda papinha de frutas, no período da tarde, geralmente após acordar da soneca.

A seguir se introduz a papinha salgada, no horário do almoço.

Quando o bebê estiver aceitando três refeições ao dia, deve-se introduzir o jantar.

Os alimentos devem ser introduzidos um por vez – um alimento novo a cada três dias. O bebê precisa se acostumar com os sabores e consistências aos poucos. Esse processo facilita também que sejam identificadas alergias alimentares – assaduras, diarréia, alterações cutâneas...

As frutas mais doces são aceitas mais facilmente, então deve-se iniciar por elas. Não se deve oferecer açúcar até os dois anos de idade.

Inicialmente são oferecidos legumes na forma de purê, amassados com garfo. Bater no liqüidificador e peneirar não são recomendados porque reduzem o teor de fibras. Pode-se escolher primeiro legumes mais adocicados como cenoura, batata doce, abóbora... Lembre de iniciar oferecendo um legume de cada vez. Depois de experimentar mais de um, os legumes podem começar a ser combinados.

A papa salgada deve ser colorida e composta por duas verduras de cores diferentes, um cereal, uma carne bovina ou frango e uma leguminosa. A carne deve estar na forma de caldo (a papa deve ser cozida com a carne e esta deve ser retirada ao fim do preparo).

É preferível usar água filtrada no cozimento. Não acrescentar leite de vaca no preparo, porque nessa fase ele aumenta o risco de alergias, não só ao leite, mas também a outros alimentos. Não é necessário acrescentar sal. Deve-se acrescentar um filete de azeite no final do preparo da papinha. Podem ser acrescentados temperos (alho, cebola, salsa, etc). Cozinhar no vapor também é uma ótima idéia.


Inicie com 1 colher de sobremesa e aumente gradativamente a quantidade de alimentos no prato.


Segue tabela que facilita na hora de combinar os alimentos, adaptado do Manual da Sociedade Brasileira de Pediatria. O tamanho da porção varia de acordo com o alimento e pode ser consultado na fonte abaixo. Em geral são 2 colheres de sopa de cereal/tuberculo, 1 colher de sopa de hortaliça e leguminosa, 1 ovo, 1/2 unidade de filé de frango ou carne.

Tabela de Porções dos Alimentos

Água deve ser oferecida entre as refeições assim que iniciar a papinha de sal. Suco de fruta pode ser oferecido apenas entre as refeições, 1-2 vezes/dia. Junto com o almoço ou jantar não devem ser oferecidos líquidos porque eles levam à saciedade e reduzem o consumo dos nutrientes adequados. Polpa de frutas (aquela congelada do supermercado ou engarrafada) deve ser evitada nesse momento para que a fruta seja introduzida no seu sabor original.

Conforme o bebê vai crescendo, a consistência dos alimentos deve ir aumentando.

Aos 8-9 meses de vida o bebê deve estar com quatro refeições e entre duas e quatro mamadas diárias. A quantidade  de alimento pode variar de quatro colheres a uma xícara. É o momento de deixar a papinha mais grossa. Amasse os alimentos com o garfo, mas deixe alguns, como a batata que é molinha, picadinha para a criança já se habituar com alimentos mais sólidos. A carne pode ser ofertada na forma de carne moída, desfiada ou picadinha com a faca em pedaços pequenos. É nessa época que a criança pode começar a receber a alimentação igual à da família. Veja abaixo exemplo de esquema alimentar para crianças a partir de 8 meses:

O leite materno pode ser estendido até os dois anos de vida. Mas para que a criança atinja suas necessidades nutricionais, o leite não deve atrapalhar ou substituir as refeições, mas sim complementar. Oferecer o peito logo após os alimentos em papa não é uma regra, mas uma alternativa, quando a criança aceita pouco o alimento oferecido. Na parte da manhã, depois da primeira mamada do dia, dê um intervalo de cerca de duas horas para oferecer a papa doce. O mesmo deve ser feito com as demais refeições.

Tempo de validade:

A papinha que não foi tocada pode ficar na geladeira por até 24 horas. Mais do que  isso, há o risco da comida estragar. Caso passe desse limite, jogue fora. Quando sobrar muito ou você fizer grandes quantidades, prefira congelar.

Como congelar:


Escolha potes do tamanho da porção que seu filho come para facilitar na hora de descongelar. Coloque a papinha no pote, feche, cole uma etiqueta com o sabor e a data e leve ao freezer. A papinha pode ser consumida em até três meses. Na hora de descongelar, você pode colocar diretamente no microondas (verifique se o pote é adequado) ou aquecer o conteúdo no fogão, mexendo sempre para não queimar.

Peculiaridades:
Atualmente, a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) recomenda que o ovo inteiro (clara e gema) já pode ser introduzido no cardápio dos bebês após 6 meses de idade, podendo estar presente diariamente nas refeições.


Dicas:

Quando aquecer a papinha no microondas não se esqueça de mexer e depois verificar a temperatura, já que nesse tipo de forno nem sempre os alimentos aquecem por igual.


Nas primeiras papas, pode-se misturar os componentes para facilitar a aceitação do lactente. À medida que ele vai aceitando a alimentação pastosa, sugere-se separar os alimentos, amassá-los com o garfo e oferecê-los individualmente para que o lactente aprenda a desenvolver preferências e paladares diversos.

Deixe o bebê pegar alimentos com a mão. É fundamental para que ele descubra a textura dos alimentos. Se ele for maiorzinho e quiser segurar uma colher, dê uma a ele e fique com outra pra você.

Essa foto expressa bem a forma de cortar os alimentos para o bebê em um primeiro momento e depois que ele começa e fazer o movimento de pinça com os dedos:

cortes do alimentos
A banana com casca é para a mão não escorregar. E  as frutas em tiras para serem pegas com as mãos. Depois do movimento de pinça aparecer, cortar em pedaços menores para serem comidos com as mãos ou garfo.

Cuidado com alimentos como: amendoim, feijão, milho (risco de aspirar, colocar nos ouvidos, nariz...)uvas (risco de engasgo - cortar ao meio, no eixo longitudinal, ou em quatro), pipocas (risco de engasgo - indicada somente para crianças acima de 4 anos), salsichas (não devem ser oferecidas, mas se você for dar, faça um corte longitudinal).


Se você gosta de sair e viajar como eu, acostume o bebê a comer papinha industrializada de vez em quando. Meu primeiro filho não comia por nada. Eu sofria levando sopa congelada nas viagens e procurando lugar pra esquentar na rua. Com a segunda introduzi uma por semana ou 15/15 dias desde o início. Ela comia inclusive em temperatura ambiente. Papinha Nestlé não tem corantes nem conservantes. E hoje em dia há muitas marcas. Elas não têm a textura nem paladar ideais, os legumes ou frutas ficam todos misturados e não servem para alimentação diária. Servem sim como um ótimo quebra galho.

Apetrechos:
colher de silicone
Colher de silicone
(há outras marcas e modelos, 

mas essa foi a que achei melhor pra iniciar o processo)
Gyro Bowl
Prato Mágico Gyro Bowl
À venda em: Mercado Livre
Pote Lilo com ventosa
Pote Lilo com Ventosa

Livro de receitas
Sugestão de livro com receita de papinhas doces e salgadas e receitas infantis diversas 
(já vi outros, que não testei - esses eu tenho e adoro)


Links relacionados:


Amamentação
Extraindo leite materno
Leite materno: como conservar, armazenar e congelar
Mamadeira: qual, como e até quando usar



Marcadores: , , ,