O choro: entendendo e acalmando o bebê recém nascido


A primeira forma de expressão do bebê recém nascido é o choro. É assim que ele mostra estar com fome, sono, dor, frio, calor ou qualquer desconforto. Às vezes a gente tenta de tudo e o bebê não para de chorar. A gente o vira do avesso pra descobrir no fim das contas que tinha uma linha desfiada da meia enrolada no dedinho do pé... E depois de retirar ele para de chorar... O jeito é ter paciência e não se desesperar. Aos poucos a gente vai aprendendo a entender o que nosso filho quer nos dizer.

Você sabia que bebês só sabem o que é birra depois dos 12 meses? Choro = desconforto! Leitura muito bacana que acho obrigatória que encontrei no Facebook: "Educando 'Especialistas'- lição número 1: O Choro".

A musicista australiana Priscilla Dunstan parece ter descodificado o choro dos bebês através da sua memória fotográfica para os sons. Segundo ela há 5 tipos de choro válidos para bebês de 0 a 3 meses:
Choro nº1: Neh = “tenho fome”
É o reflexo da sucção combinado com o choro, formando o som “Neh”.
Choro nº2: “Owh” = “tenho sono”
Este som é baseado no reflexo de bocejar e este “Owh” pode ser longo e pronunciado.
Choro nº3: Heh = “sinto desconforto”
Se ouvir este som no seu recém-nascido é porque provavelmente ele necessita que lhe mude a fralda, ou que o coloque em outra posição – pode ter deitado em cima do bracinho ou estar simplesmente cansado de ficar na mesma posição.
Choro nº4: Eairh = “estou com gases”
Quando a dor é provocada pelos gases, os bebês costumam puxar as perninhas para o peito e fazer o som “Eairh”. Fazer uma massagem suave na barriguinha no sentido dos ponteiros do relógio poderá ajudar a aliviar a pressão. Deitar o bebê com a barriga apoiada em cima do seu antebraço com as pernas pendentes e passar as mãos nas costas também poderá ajudar.
Choro nº5: Eh = “quero arrotar”
Esse choro é normalmente curto e repetitivo: “eh”,”eh”,”eh”. Se ouvir este som, coloque o seu bebê de barriga virada para o seu peito com a cabeça no seu ombro e gentilmente massageie suas costas.

Dunstan Language

Dunstan Language












Não encontrei o DVD e o livro em português.
Para saber mais veja o vídeo do programa da GNT Mãe e Cia sobre o assunto.
Bacana também a entrevista da australiana na Oprah no Youtube.
Site oficial: DunstanBaby.


O charutinho é uma forma de empacotar o recém nascido que quase sempre o deixa bem mais tranquilo. Parece que deixá-lo em uma posição semelhante à que ficava na barriga da mãe o ajuda a conseguir se acalmar. Além disso até o três meses mais ou menos está ainda exacerbado o reflexo de Moro. É um ato involuntário que leva o bebê recém nascido a abrir os braços e em geral chorar em sequência. O enrolar na manta ajuda a evitar que ele se agite muito e acorde no meio do sono. Com o tempo vamos observando que o bebê deixa de gostar de ficar ensopadinho e passa a querer ficar mais livre para explorar o ambiente com as mãozinhas e pezinhos.
Charutinho
Fonte: Macetes de Mãe

Muito bacana é a sequência do Dr Harvey Karp para acalmar o bebê, pediatra americano autor do livro "O bebê mais feliz do pedaço":

Conheci na internet um outro vídeo que acabou ficando famoso de um pediatra Dr. Robert Hamilton ensinando sua técnica que ajuda a fazer o bebê se acalmar. Polêmico, muitos questionaram se ela, ao ser mal aplicada, poderia lesionar o bebê. Não tive a oportunidade de testar...
Dr. Robert Hamilton
Veja vídeo no Youtube 
OBS: Essas são todas técnicas para recém nascidos. Bebês maiores param de chorar de outras formas. Quando ouvem um barulho, um espirro, uma música, um brinquedo luminoso, quando distraídos e retirados do ambiente em que estavam. 


Links relacionados:

Encantadora de Bebês
Cólicas e refluxo
Chupeta: introdução retirada
Mamadeira: qual, como e até quando usar
Banho de sol
Troca de fraldas
Banho passo-a-passo
Estimulando o bebê
Sonecas e sono noturno

Marcadores: ,