Chupeta: introdução e retirada


Nunca gostei de ver filho chorando por muito tempo. Procurava logo saber o que estava incomodando. E quando não descobria, ou achava que era dor e nada resolvia... levava ao peito. Sugar acalmava. Mas não era fome, eu sabia que não era hora de mamar (conhecia bem a rotina do dele, no início anotava tudo o que acontecia em uma agenda). O choro parava porque ele se acalmava. Mamava uns segundos e ficava tudo bem. E meu peito estava virando chupeta! Mas ele não tinha um mecanismo inato para se acalmar. Até descobrir o dedo... Quase ao mesmo tempo ele começou a chupar o dedinho com freqüência... Tinha lido que chupar o dedo é pior que chupeta porque é mais difícil pra perder o hábito. Chupeta pode ser dada pro Papai Noel, mas e o dedinho? Assim me rendi à chupeta de vez... E não consigo imaginar como seria sem ela! Cheguei a ter que forçar a barra no início pro meu filho pegar a chupeta. Ficava segurando pra ele um tempão. Dava vontade de colar um esparadrapo, porque ele deixava cair o tempo todo. Com o tempo e muita insistência, depois de tentar todas as marcas de chupeta, ele pegou a Chicco Physio Soft, que tinha um bico menor. Depois passou a usar outras marcas. Gostava muito da Avent porque já vinha com um protetor de bico.



Chupeta Physio soft
Chupeta Avent










Chegou Livia e pensei: vou dar só se precisar, cada bebê é um. Muito pequena, prematura, todas as chupetas pareceriam enormes pra ela. Até que ela foi internada na UTI com 20 dias de vida por um quadro de apnéia que nunca teve a causa muito esclarecida. Um belo dia cheguei na UTI e a vi chupando o biquinho de uma luva que fizeram especialmente pra ela. Autorizei o uso da chupeta porque ela tinha passado horas chorando e aquilo a confortava. No início ela pegou melhor um bico tipo bolinha, que não é ortodôntico mas adaptava muito melhor na sua boquinha de prematura. Depois que ela cresceu troquei pra um bico ortodôntico.

Recente revisão de dois estudos publicada na Cochrane mostra que a chupeta não parece aumentar o risco de desmame precoce. Não percebi nenhuma alteração com meus filhos, que mamaram até um ano de vida. Mas o assunto é polêmico.

Meus dois filhos usaram chupeta até os dois anos. Consegui retirá-la aos poucos, dizendo que iam dá-la ao Papai Noel. Inclusive Papai Noel foi buscar a do Felipe em junho... Que não chorou mais de um dia por tê-la entregue ao boneco do Papai Noel, que levou para bebezinhos que estavam precisando. Já Livia, que entregou ao próprio Papai Noel no shopping, chorou um mês inteirinho, sentindo muita falta. Mas uma vez retirada, me livrei de todas e nunca mais ofereci de novo. Foi difícil, mas passou, sem traumas.

Sobre a introdução:
Espere a questão da “pega” da amamentação estar bem resolvida e seu bebê estar mamando bem para introduzir. Tente aos poucos. Teste bicos diferentes. Eu insisti bastante até Felipe conseguir se adaptar. Ela caía e eu recolocava, várias vezes. Alguns bebês simplesmente não gostam. Mas se você achar que realmente vale a pena tentar, insista porque pode demorar a adaptação.

Sobre o uso:
Esterilize diariamente, fervendo em água filtrada ou em um esterilizador. Se cair no chão, lave com água corrente e seque. Prefira as de silicone, ortodônticas e troque periodicamente. Use o mínimo de tempo necessário, apenas no momento do desconforto.

Sobre a retirada:
Pediatras costumam achar aceitável o uso da chupeta até os dois ou três anos. Depois disso, todos são unânimes em só descrever malefícios físicos e emocionais.

Abaixo cinco dicas da revista Crescer para ajudar a retirar a chupeta do seu filho:

1. TENTE AOS POUCOS 
Reduza o tempo que ele fica com o acessório, espaçando os intervalos. É uma forma de ele começar a se desacostumar. 

2. FORA PRENDEDOR 
Se costuma usar a chupeta presa na roupa, tire o prendedor já! O uso excessivo provoca danos na musculatura oral, que não é fortalecida de forma adequada. A arcada dentária também pode ficar deformada. 

3. FAÇA UMA TROCA 
No caso de bebês, substitua a chupeta por algo de que ele goste ou pelo qual se interesse e que possa ser colocado na boca. 

4. GOSTO RUIM 
Deixe a chupeta estragar. Segundo os médicos, a criança vai perdendo o interesse porque o “gosto bom” acaba. 

5. MARQUE O DIA 
Combine um dia oficial para tirar a chupeta de vez. E não volte atrás. Senão ele vai entender que, sempre que quiser, você vai devolvê-la. 




Links relacionados:

Mamadeira:qual, como e até quando usar
Encantadora de Bebês
O choro
Cólicas e refluxo


Marcadores: ,