Extraindo leite materno

Quando extrair o leite materno:
Há duas formas de extrair leite para oferecer ao bebê na mamadeira ou  copinho. Manualmente ou com bomba. 

Manualmente:

Lave bem as mãos antes de começar. 

Posicione seu polegar mais ou menos 4 centímetros acima do mamilo, e os outros dedos abaixo, a fim de formar um "C" em volta da auréola. 

Aproxime então o polegar do indicador, pressionando a mama e ao mesmo tempo forçando a mão toda na direção do seu próprio corpo ("afundando a mão no peito"). Diminua a pressão e repita o processo, em movimentos rítmicos. Se o polegar e o indicador estiverem perto demais do mamilo, você vai sentir dor e não conseguirá retirar o leite. 

Use um recipiente de boca larga, já esterilizado, para coletar o leite materno. Potes de vidro com tampa plástica são as melhores opções. 

Vantagens: É barata, simples. 

Desvantagens: Demora mais para tirar o leite. Algumas mulheres não conseguem pegar o jeito.


Com bomba:

As bombas elétricas e manuais tendem a ser rápidas e eficientes. 

Nas bombas elétricas, você colocará junto ao seio uma peça de sucção, ligará a máquina e a deixará fazer o trabalho de extrair o leite e transferi-lo para um recipiente conectado. As boas bombas tentam imitar o movimento de sucção dos bebês, estimulando a "descida" do leite sem causar dor. 

Vantagens: Rápidas, não cansam as mãos.

Desvantagens: Preço. A rapidez para tirar o leite é comparável à das bombas manuais. A elétrica exige a presença de uma tomada, e a movida a pilha exige trocas frequentes. A sucção não é controlada pela mãe, embora haja alguns modelos com diferentes níveis.


As bombas manuais também se utilizam de uma peça de sucção, mas é você quem tira o leite ao apertar um mecanismo ou uma manivela, em vez de contar com a pressão feita através de um equipamento elétrico. 

Vantagens: Mais baratas. Você é quem controla a força da sucção, machucando menos. Não exige tomada ou pilha. É silenciosa (para quem tem coordenação motora suficiente, dá para tirar o leite de um peito enquanto o bebê mama no outro - sai mais leite dessa forma do que entre as mamadas).

Desvantagens: Não vejo nenhuma.





bomba elétrica
Bomba elétrica
bomba manual
Bomba manual
(escolheria essa se pudesse voltar no tempo)


Dicas:

Pense em alguma outra coisa -- de preferência no seu bebê, mas dependendo do caso dá pra fazer até assistindo TV. 

Tanto na ordenha manual como na com bombinha, os primeiros movimentos servem para estimular a produção de leite, portanto é normal que não saia nada nos primeiros minutos. Não desista! Quando você menos esperar, vai ver o leite esguichando. 

Nas primeiras vezes, quando ainda estiver pegando a prática, tirar 10 - 20 ml já pode ser considerado um sucesso. 

Até o bebê ter 1 mês, 90 ml já devem ser suficientes para uma mamada. A partir dos 2 meses, a quantidade por mamada aumenta para entre 120 ml e 180 ml. Mas você não precisa tirar tudo de uma vez. Pode juntar o resultado de mais de uma ordenha para completar a mamada.



Links relacionados:
Leite materno: como conservar, armazenar e congelar
Amamentação
O mito do leite fraco
Mamadeira: qual, como e até quando usar
Encantadora de Bebês
O choro
Cólicas e refluxo
Chupeta: introdução retirada
Introduzindo os alimentos




Marcadores: ,