Amamentação: preparando a mama, pega, posições e outros


Amamentar possibilita uma vivência única. É mágico. E segundo os estudos, traz muitas vantagens. É econômico, prático e muito saudável. O leite materno transfere anticorpos, previne problemas ortodônticos, respiração bucal, síndrome da morte súbita, protege de alergias, alguns tipos de câncer, como leucemia, doenças cardiovasculares... a lista é grande. 

Mas antes de começarmos a amamentar, precisamos nos preocupar com algumas coisas que facilitarão o processo. Como preparar a mama para para evitar as temíveis fissuras. O que podemos fazer de comprovadamente eficaz é pegarmos sol por dia (sol direto na mama) para aumentar a produção de melanina, protetora da aréola. Buchas vegetais não têm efeito comprovado (eu usei, preciso confessar) e cremes não devem ser usados. A opção é usar uma lâmpada fluorescente de 40 watts a 10-20cm de distância de cada mama também por 15-20 minutos. Mais prático e menos constrangedor....  


Converse com seu ginecologista sobre o tipo de mamilo que você tem. Caso eles sejam planos, podem ser recomendados os exercícios de Hoffman durante a gestação (movimentos circulares feitos com as pontas dos dedos na mama em direção ao bico - fazer várias vezes ao dia próximo do parto e depois dele).
Fonte: Gestar

Ao contrário do que às vezes pensamos, amamentar não é instintivo. Exige técnica: a pega adequada. “Pega” quer dizer a maneira como o bebê abocanha o seio. Os especialistas dizem: não existe leite fraco, existe pega errada. Se não há leite provavelmente é porque o bebê não está sugando adequadamente. E a técnica não é tão fácil. A boca deve pegar toda a aréola, até os mamilos, eu devem se posicionar no céu da boca. Você pode ajudar a sustentar a mama segurando-a com a mão em forma de concha (fazendo um “C com o polegar acima da aréola e indicador abaixo dela). Os lábios do bebê devem ficar vidados pra fora (como um “peixinho”) Se houver barulhinho durante a mamada é porque está entrando ar. Se o peito estiver muito cheio, talvez o bebê não consiga abocanhá-lo. Pode ser necessário esvaziar um pouco antes da mamada. 


Muito importante também é preparar o ambiente para a amamentação. Ele deve ser tranquilo, em local confortável. E há várias posições para amamentar. Com o tempo vamos nos adaptando a algumas delas. E em caso de qualquer dificuldade: procure ajuda especializada. Não desista nunca, esse é o lema.


Posições para amamentar
Posições para amamentar
Fonte: Hospital Israelita Albert Einstein
A mãe produz dois tipos de leite. Nos primeiros 10 minutos é o leite anterior , que é mais rico em água e também anticorpos. Nos segundos 10 minutos mais ou menos produz o leite posterior, que tem mais gordura. Em casos de bebês prematuros, ou que nascem muito pequenos, recomenda-se tirar o leite anterior e dar o peito em seguida, para ganhar peso. A digestão do leite demora por volta de 1:30h. Sendo assim o intervalo entre as mamadas pode ser desde 1:30h até 4:30h. 



Encontrei em um site uma fórmula que diz o valor total diário que um bebê ingere por dia: em torno de 100 a 150mL por Kg de peso. Ex: bebê recém-nascido com 4Kg mama em média 400 a 600mL por dia, divididos por todas as mamadas. Mas não existe regra. E no peito não temos como quantificar... O regime de amamentação é a livre demanda: amamente sempre que o bebê tiver fome. A parte difícil é saber quando isso acontece! No início achamos que todo choro é fome e levamos o bebê ao peito por tudo. Inevitável. Ainda não conhecemos nosso filhote. Ele ficha “chupetando” nosso peito, mama um pouquinho, se acalma e pára de chorar. E daqui a pouco quer tudo de novo. Mas com o tempo isso vai mudando e vamos percebendo os tipos de choro e podemos introduzir uma rotina, como a do sono, com intervalos de mais ou menos 3 a 4 horas. Ele vai mamando mais quantidade de cada vez e esticando os intervalos. O bom de ter uma rotina é que pelo horário em que o choro acontece reconhecemos mais facilmente a causa. Se ele acabou de acordar, não está chorando de sono, deve ser de fome... e assim por diante. Às vezes, por ser ainda muito pequeno, o bebê se cansa no meio da mamada e dorme. Isso também melhora com o tempo e ele vai espassando aos poucos as mamadas.

Fonte: Breastfeeding Center of WA

Quando o bebê terminar de mamar, coloque o dedo entre sua boca e o mamilo para que ele solte o bico. O bebê deve, então ser posto em posição para arrotar. Isso porque durante a mamada ele sempre engole um pouco de ar, que deve ser colocado para fora para evitar as cólicas e minimizar as golfadas. Há bebês que arrotam sempre após cada mamada e aqueles que quase nunca arrotam - pode ser que simplesmente engulam menos ar. Com a mamadeira o bebê engole mais ar que amamentando no seio e tende a arrotar mais. Mas o bebê não tem que arrotar sempre. Às vezes durante uma mama do bebê dá uma paradinha e nesse momento podemos colocá-lo também para arrotar de depois o devolvemos para o seio para continuar a mamada. Assim ele esvazia o estômago e mama um pouco mais. São três as posições para colocar o bebê para arrotar: 

No ombro: coloque o bebê no seu ombro, apoiando o bumbum com seu braço, no mesmo lado. Com a outra mão, dê tapinhas nas costas dele ou faça uma leve massagem. 

Sentado: Sente o bebê no seu colo e incline o tronco dele para a frente, apoiando-o pelo ombro e no queixo. Dê tapinhas nas costas ou faça uma leve massagem. 

No colo, de frente para você: coloque o bebê no seu colo, de frente para você, mas sem erguê-lo até o ombro. Dê tapinhas ou faça massagem nas costas dele. 

OBS: Se o bebê não arrotou depois de 15 minutos, não precisa ficar esperando mais. Eu adaptei a primeira opção, deixando meus filhos no colo mas dobrando bastante as perninhas como se estivessem sentados no meu braço e funcionou muito melhor - era arrotar numa fração de segundo. 


Posições para arrotar

Não se deve limpar o mamilo após cada mamada, deve-se deixar que sequem naturalmente. A mama pode ser limpa com o próprio leite do bico, que hidrata e ajuda a prevenir infecções. Não use sabonete nos mamilos  antes e depois das mamadas para não retirar sua proteção natural - as glândulas de Montgomery que rodeiam o mamilo começam a segregar um óleo natural que lubrifica a pele e inibe o desenvolvimento de bactérias.

Após a mamada noturna está recomendada a higiene da boca do bebê, com gaze ou fralda molhada em água filtrada, para evitar o acúmulo de bactérias.

Na próxima mamada, iniciar sempre pelo último seio oferecido na mamada anterior, de forma que o bebê aproveite bem as duas fases do leite e esvazie a mama que na mamada anterior não foi toda aproveitada. 


VÍDEOS COM INSTRUÇÕES: Revista Crescer e Guia do Bebê.



Links relacionados:


Amamentação
Extraindo leite materno
Leite materno: como conservar, armazenar e congelar
Mamadeira: qual, como e até quando usar
Introduzindo os alimentos

Marcadores: ,