Casa e Quarto Montessoriano


Meus filhos nunca tiveram um quarto propriamente montessoriano. Quando descobri o método as crianças já não eram bebês mas achei muito legal e fui adaptando várias coisas aqui em casa. Passei a usar uma cama baixa e readaptei alguns móveis quando minha filha tinha um ano. Pude observar melhora no padrão de sono quase que imediatamente. E o prazer que ela demonstrou em brincar no novo espaço não teve preço.

Maria Montessori foi uma médica e pedagoga italiana, indicada três vezes ao Prêmio Nobel da Paz, que desenvolveu o método educacional que leva seu nome. Ela propõe a criação de um ambiente de aprendizado mais criativo, com um quarto feito pensando nas necessidades da criança, respeitando seu tamanho, suas limitações, sem deixar de ser seguro. A idéia é tornar tudo alcançável. E deixar a criança livre pra explorar o ambiente sozinha, estimulando sua autonomia. Os brinquedos devem ficar no chão, os móveis baixos, as roupas acessíveis pra criança conseguir se vestir sozinha assim que possível. O berço costuma ser substituído por um colchão no chão. Tudo de forma muito simples, com o mínimo necessário

E não para por aí. Ela também sugere adaptações nos outros ambientes da casa. Vou deixar registradas as sugestões, mas deixando claro também o cuidado extremo que se faz necessário no acesso da criança pequena à cozinha e banheiro, locais com maior risco de acidentes na casa. Às vezes simplesmente os benefícios não valem o risco (veja em Acidentes na infância: como prevenir).

Banheiro: deixar banco ou escada para auxiliar no uso da pia e vaso sanitário (lembrando que os pediatras recomendam o uso de trava no vaso sanitário).

Cozinha: deixar uma gaveta separada com os pertences da criança para ela acessar facilmente. Reservar espaço na geladeira pra a criança - pode ser para as frutas e água, por exemplo. Separar banco ou escada firmes para uso na pia (lembrando da indicação do uso de travas nas outras gavetas e grade ou portão no acesso à cozinha).

Outros cômodos: estimular nas atividades do dia-a-dia, como varrer, arrumar e lavar, e criar espaços em cada cômodo da casa destinados à criança, como por exemplo um espaço de arte, com materiais diversos, um museu natural para colocar folhas, pedras, conchas recolhidas nos passeios, etc.

Há muitas informações na internet sobre esse assunto. Retirei muitas boas informações do site Lar Montessori e do blog Sou Mãe. Na internet se encontram inclusive idéias de brincadeiras e atividades montessorianas que acho geniais, mas essas vão virar outra postagem. Há também grupos no facebook pra tirar dúvidas com mães mais experientes e profissionais no assunto - gosto especialmente do Montessori para Mamães

quarto montessori 11
Idéia geral do quarto
Fonte: Belle and Beau Montessori

Dicas pra montar o quarto:

Tadah
Móveis de madeira de confecção própria super criativos e coloridos 
    quarto montessori 1
    Móveis baixos - podem ser nichos colocados no chão, por exemplo
    Fonte: Just Real Moms 
    quarto montessori 2
    Livros em prateleiras baixas e local pra leitura
    Fonte: Just Real Moms 
    quarto montessori 3
    Livros em prateleiras baixas e parede com tinta magnética
    Fonte: Hula Hoop Photography
    quarto montessori 4
    Cama baixa, tapete, móvel baixo - pode ser móvel de lavanderia usado na horizontal, por exemplo
    Fonte: The Bump
    quarto montessori 5
    Móvel e mesinha de atividades
    Fonte: The Bump
    quarto montessori 6
    Espaço amplo e minimalista
    Fonte: Sou Mãe 
    quarto montessori 7
    Barra na parede e espelho
    Fonte: Jou Jou
    quarto montessori 8
    Outro espelho mais amplo com barra
    Fonte: Dero Decor
    quarto montessori 9
    Cama baixa com espelho lateral e tapete
    Fonte: Kids Wood Love
    quarto montessori 10
    Cama casinha
    Fonte: Gemelares


    Links relacionados:

    Atividades inspiradas no método montessori
    Estimulando o bebê
    Introduzindo os alimentos
    Acidentes na infância: como prevenir
    Picos de crescimento e saltos no desenvolvimento
    Desenvolvimento da linguagem: como estimular, sinais de alerta

    Marcadores: , ,