Gagueira e desvio fonológico

O que pensar quando seu filho, como o meu, começa de repente a gaguejar com frequência? E a trocar fonemas? Até que ponto isso pode ser considerado normal?

Gagueira:

A gagueira do desenvolvimento é caracterizada por repetições INVOLUNTÁRIAS de sílabas ou sons. A maior parte dos casos inicia entre 2 e 5 anos e pode ser apenas uma fase normal do desenvolvimento, devido a um pensamento mais rápido que a fala associado a alguma ansiedade em se expressar. Nesse caso dura algumas semanas e fica indo e vindo. Em geral desaparece em até 6 meses.

Pode estar relacionada ao aprendizado de uma segunda língua.

A disfluência normal das crianças pode incluir, além das repetições de sílabas ou palavras (ex: papa-pato), interjeições frequentes como "ha", "e", "hum".

A intensidade pode aumentar e eventualmente causar "bloqueios", coma ausência de voz por alguns segundos.

Como proceder:

O que não fazer:

Desvio Fonológico:

Os primeiros fonemas a serem desenvolvidos são aqueles produzidos com os lábios, como /b/ /m/ /p/. Logo depois surgem /n/ /t/ /l/ , e, em seguida, /d/ /c/ /f/ /s/ e /g/ /v/ /z/ /R/ /ch/ /j/. Só mais tarde observamos a produção adequada de alguns fonemas como /lh/ /nh/ /r/.



Variações encontradas de acordo com a fonte:
ptkbdg ---------- 1ano e 6 meses - 1 ano e 8 meses
mn, nh ---------- 1 ano e 6 meses - 1 ano e 8 meses
vfszSZ ---------- 1 ano e 8 meses - 2 anos e 10 meses
lRlhr ---------- 3 anos - 4 anos e 2 meses 

Aos 3 anos podem acontecer trocas de fonemas sem que isso seja necessariamente um problema. É comum a criança “comer” o R (em vez de falar preto, dizer “peto”), e nem por isso é preciso procurar um especialista. Até os 5 anos a criança deve falar todos os sons corretamente – essa regra não vale para prematuros que, em geral, têm mais chances de sofrer atrasos no desenvolvimento.

Desvio fonológico é a dificuldade de falar consoantes em crianças acima de 4 anos. Requer tratamento especializado. Meu filho apresentou o desvio até os 5 anos - resolvemos esperar mais um pouco porque ele estava passando por um momento de maior ansiedade e melhorou espontaneamente. 

As trocas mais freqüentes são:
• S por CH, como chapo ao invés de sapo;
• R por L, balata ao invés de barata;
• V por F, faso por vaso;
• Z por S, sebra por zebra;
• Alterações na ordem das sílabas ou nos sons das palavras: mánica (máquina), tonardo (tornado);
• Fala ininteligível

Quando procurar terapia:

Quando a criança gagueja mais de 10% da fala, apresenta esforço e tensão ao falar, evita palavras (muda a palavra) e/ou usa vários sons para começar a falar. Quando há história familiar de gagueira. Quando a duração é prolongada.

Não encontrei um tempo determinado pra se esperar. Meu filho gaguejou mais de 6 meses. Coincidiu com o aprendizado de uma segunda língua e fui orientada na escola a esperar mais. Deu certo. Acho que levou em torno de um ano e antes dos 5 anos de idade já havia normalizado. Na dúvida, procure um fonoaudiólogo porque quanto mais cedo tratar, melhores são as chances de reverter o problema.

fonoaudiologia
Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia


Links relacionados:

Desenvolvimento da linguagem: como estimular, sinais de alerta
Autismo na infância: quando suspeitar
Estimulando o bebê
Introduzindo os alimentos

Marcadores: ,