Troca de fraldas


A primeira evacuação do recém-nascido é de cor escura – o mecônio. Assim que a amamentação inicia, as fezes vão mudando de coloração até ficarem amareladas ou castanho-esverdeadas por volta do quarto ou quinto dia. Elas costumam ser líquidas a pastosas, podendo variar, e a freqüência varia de 5 a 8 vezes por dia, mais ou menos.

Nos primeiros dias de vida a urina do bebê pode conter cristais de urato, que deixam a urina rósea na fralda. Aos poucos ela assume a coloração normal, de cor clara quando o bebê mama bem e está bem hidratado.

As fezes e a urina irritam a pele sensível do bebê, podendo causar dermatite quando acumulada por muito tempo. A troca de fraldas deve ocorrer sempre que houver acumulado urina e sempre que houver presença de fezes. Deve ser aplicado um bom produto para prevenir assadura, eu recomendo as pomadas que deixam a pele branquinha ao invés daquelas mais cheirosinhas que desaparecem após aplicadas. Isso porque apesar de menos cheirosas elas deixam uma grossa camada óxido de zinco que faz um melhor bloqueio mecânico ao contato da pele com as fezes e urina. Recomendo o Cetrilan, da Theraskin ou o creme da Mustela. Quando a assadura está em estágio inicial às vezes basta aplicar um deles em boa quantidade várias vezes no dia pra resolver. O uso de talcos é desaconselhável porque há o risco de inalação do pó pelo bebê, além do maior risco de infecção fúngica.

Pomada para assadura

Pomada para assadura


Lenços umedecidos: o ideal é limpar no dia a dia com algodão e água morna ou lavar na banheira ou pia e deixar os lenços pra usar apenas quando na rua. Qualquer um deles pode deixar a pele mais irritada e aumentar o risco de assadura. Mas há apenas duas marcas com baixíssimo índice alergênico e eu realmente recomendo: Pampers sensitive e os lenços da Mustela.
Lenços umedecidos Mustela
 Lenços umedecidos Pampers sensitive

Há também um fluido da Mustela (PhysiObébé) que serve para limpeza da face e do corpo e bubum, substituindo inclusive o banho. Franceses e seus problemas com banho, rs. Achei sensacional porque às vezes  passamos o dia na rua e ele substitui um segundo banho, deixando a pele bem hidratada e limpinha.
Physiobébé
O coto umbilical: ele deve ser limpo após o banho e a cada troca de fraldas se ele fica úmido pelo contato com a urina. Usar gaze ou cotonete com álcool 70%, limpar a base com movimentos circulares e depois o restante. Deixar sempre seco, de preferência sem abafar com a fralda ou a roupa. A queda ocorre normalmente entre o quarto e o vigésimo dia, sem necessidade de qualquer intervenção.

Fralda de pano ou descartável? A de pano é ecologicamente correta - afinal são, 400, 600 anos para um afalada descartável ser decomposta no ambiente. A desvantagem do pano - além da óbvia falta de praticidade - é que ele aumenta o contato da urina e fezes com a pele podendo aumentar com isso o risco de irritações e candidíase. Em contrapartida a fralda descartável pode gerar também dermatite de contato, como uma alergia ao tecido sintético do qual é feita. Há uma terceira opção, mais cara e ecologicamente correta: coloque no Google fraldas biodegradáveis e aparecerão opções para compra online e até para organizar um chá de fraldas com esse tipo de fralda. A idéia é bem bacana. Nunca experimentei esse tipo de fralda, mas já vi relatos de que elas vazam com facilidade. De qualquer forma, acho um investimento super justo.

Para fraldas biodegradáveis, veja uma opção no site Wiona.

Pra quem gostar das de pano, veja que graça as disponíveis em Fraldas di Pano.

Quem for usar as descartáveis, como eu, pode ver o teste das fraldas feito pelo PROTESTE, avaliando algumas marcas.

Em dias quentes, usava muito o tapa-fraldas, como na foto abaixo. Tem estampas lindas, como no site Elo 7.
Fonte: Elo 7

VÍDEO – como trocar as fraldas do bebê: Revista Crescer.

CALCULADORA DE FRALDAS: Essa calculadora permite calcular para um período, por peso do bebê, ou para o chá de fraldas, conforme o número de convidadas. Mas acho boa mas colocaria menos fralda RN e P... E se o bebê for grande? O meu pequeno (2,8Kg) não usou tantas RN quanto às dessa calculadora...  Fonte: Revista Pais e Filhos.

PARA O CHÁ DE FRALDAS  – adorei as recomendações desse blog, muito coerentes e úteis, com uma ótima calculadora de fraldas: Blog da Mãe Moderna.



Links relacionados:

Banho de sol
Banho passo-a-passo
Estimulando o bebê
O choro
Cólicas e refluxo
Chupeta: introdução retirada
Mamadeira: qual, como e até quando usar



Marcadores: , , ,