Comentando o Enxoval: Para o Guarda-roupa

Muitos sites publicam listas de enxoval pra nos guiarmos nas compras de tudo o que é necessário para nosso bebê. Parece muito simples, mas elas diferem umas das outras e quem pesquisa em vários lugares, como eu, acaba ficando sempre com dúvida. Será que isso é mesmo necessário? Mas tantos? O que é isso? Conjunto de pagão? Culote? Mijão??? Cueiro? Fralda de boca? De ombro?!

Quando preparar?
Na prática nós costumamos ir comprando os itens aos poucos, conforme a oportunidade vai aparecendo. Em minha opinião, não vale comprar a lista toda do enxoval logo no início porque o bebê vai ganhando muitas coisas ao longo da gestação – e continua ganhando mesmo após o nascimento. Uma boa dica é não deixar grandes pendências pra as últimas semanas porque cansaço e indisposição são bem maiores. 

O que preparar? 
Roupas variadas, de preferência de algodão, de acordo com a estação do ano, evitando bordados ou materiais por dentro da roupa que possam irritar a pele. As mais finas e maleáveis são melhores de vestir – malha é uma ótima opção – porque bebês não costumam gostar de trocar de roupa. As marcas importadas saem anos luz à frente...

Não estoque muitas com tamanho de recém-nascido, principalmente se seu bebê for grande. Meu primeiro filho, Felipe, que nasceu com 2,8Kg, usou tamanho RN (recém-nascido) apenas no primeiro mês.  Alguns bebês maiores já nascem usando P. Minha segunda filha, Livia, nasceu antes da hora, com menos de 2Kg e tive que sair pra comprar roupa própria para prematuros depois da alta do hospital. Só chegou no tamanho RN depois de um mês.

Segue abaixo o resultado da mistura de algumas listas de enxoval de bebê que encontrei. Nessa lista comento item a item, inclusive o que acho completamente desnecessário.


Como preparar?
Retire as etiquetas com tesoura pra não irritar a pele. Cuidado, aliás, com o que dizem as etiquetas. Algumas roupas P são do tamanho das M de outras lojas, algumas G são pequenas... e assim por diante... Corre-se o risco de, quando colocar em uso as roupas de um tamanho, descobrir que várias já não servem mais.  Eu achei legal medir as roupas antes e as separar por tamanho pra facilitar.

Quanto à lavagem, pode-se usar sabão de coco em barra ou líquido, ou sabão líquido neutro próprio para bebês. O sabão em pó deixa resíduo na roupa, o que não é bom pro recém-nascido, devendo ser usado apenas em bebês maiores. Deve-se evitar usar amaciante, que também é alergênico. No meu caso, usei sabão líquido e lavei todas as roupinhas em máquina de lavar. Usei a marca Ola Bebê. O cheirinho é ótimo! Se for usá-lo tome o cuidado de seguir as instruções e adicioná-lo apenas com a máquina cheia de água porque ele pode manchar. Faça a primeira lavagem das roupas com cuidado porque algumas soltam tinta - sobretudo as vermelhas. Após lavar é só passar e deixar guardadinho até próximo à data do parto. Algumas pessoas colocam em sacos plásticos, mas eu não achei necessário.
sabão para roupa

Teve uma experiência diferente? Conta pra gente como foi!



Links relacionados:

Comentando o Enxoval: Para o Berço e o Quarto
Comentando o Enxoval: Para o Banho e Preventivos
Comentando o Enxoval: Para os Passeios
Comentando o Enxoval: Para a Mamãe, o Bebê e Outros

Marcadores: ,